Verruga ou berruga?

Verruga ou berruga?

Muitos confundem, mas o nome correto é verruga e trata-se de uma doença viral com diferentes manifestações. A mais conhecida é a verruga vulgar, aquela que muitos de nós já tivemos na infância, principalmente nos dedos das mãos, e que, em alguns casos, só desapareceram com as simpatias ensinadas pelas vovós.

As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Há pelo menos mais de 80 tipos de HPV. As comuns das mãos e região plantar são causadas por vírus de subtipos diferentes daquelas da região genital. Quando as verrugas aparecem na região plantar elas ficam com uma aparência diferente e muitos a conhecem por “olho de peixe” (pois acham que ela fica parecida com o tal olho do peixe, mas nem sempre é assim). As verrugas, portanto, são lesões contagiosas e merecem tratamento.

Alguns confundem verrugas com pintas (que nós médicos chamamos de nevus), pois algumas pintas crescem e ficam com a aparência verrucosa. Por esse motivo, é fundamental a avaliação médica do dermatologista para diferenciar uma verruga verdadeira de uma pinta e assim proporcionar um melhor e correto tratamento.

8 Comentários

  1. Belford Roxo-RJ, 27 de maio de 2018

    Olá bom dia!

    Vá me dizer que é incorreto falar berruga?
    Verruga e berruga, não são variantes?
    Por gentileza me explique, pois no dicionário impresso está dizendo que é uma variante. Verruga e berruga estão corretas?

    Grato!

    Valdeci Alipio de Souza

    • Luelson Calixto disse:

      A língua é social e também é considerada “viva”. Sendo assim, não existe o certo e o errado mas sim uma dicotomia de adequado e inadequado.
      Segunda a NGB a forma culta de se falar e escrever e “verruga” no então em situações e/ou textos informais é aceitável a variante “berruga”.

      Espero ter ajudado.

  2. José Neto de Oliveira disse:

    Embora seja considerado verruga o correto a variante “verruga” também hoje em dia é aceita.

    • José Neto de Oliveira disse:

      O corretor modificou berruga para verruga, então ficaram as duas palavras iguais.

  3. Caio disse:

    As duas grafias estão corretas. Ambas são aceitas em língua portuguesa.
    Verruga ou verruga.

  4. Adriana disse:

    Opa… pera… Berruga está correto SIM.

  5. Will disse:

    Para a informação geral, as duas formas, verruga e verruga, estão corretos.

  6. Valdecir Venâncio de souza disse:

    Eu tinha uma carreira de verrugas no dedo médio da mão direita, dipolpando mini em bastante quantidade um dia para outro sumiram as verruga todinhas inclusive hoje estou com um pedaço de nini amarrado em cima de uma verruga pra tira-la eu quiz dizer noni não (mini)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *