Verruga ou berruga?

Verruga ou berruga?

Muitos confundem, mas o nome correto é verruga e trata-se de uma doença viral com diferentes manifestações. A mais conhecida é a verruga vulgar, aquela que muitos de nós já tivemos na infância, principalmente nos dedos das mãos, e que, em alguns casos, só desapareceram com as simpatias ensinadas pelas vovós.

As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Há pelo menos mais de 80 tipos de HPV. As comuns das mãos e região plantar são causadas por vírus de subtipos diferentes daquelas da região genital. Quando as verrugas aparecem na região plantar elas ficam com uma aparência diferente e muitos a conhecem por “olho de peixe” (pois acham que ela fica parecida com o tal olho do peixe, mas nem sempre é assim). As verrugas, portanto, são lesões contagiosas e merecem tratamento.

Alguns confundem verrugas com pintas (que nós médicos chamamos de nevus), pois algumas pintas crescem e ficam com a aparência verrucosa. Por esse motivo, é fundamental a avaliação médica do dermatologista para diferenciar uma verruga verdadeira de uma pinta e assim proporcionar um melhor e correto tratamento.

3 Comentários

  1. Belford Roxo-RJ, 27 de maio de 2018

    Olá bom dia!

    Vá me dizer que é incorreto falar berruga?
    Verruga e berruga, não são variantes?
    Por gentileza me explique, pois no dicionário impresso está dizendo que é uma variante. Verruga e berruga estão corretas?

    Grato!

    Valdeci Alipio de Souza

  2. José Neto de Oliveira disse:

    Embora seja considerado verruga o correto a variante “verruga” também hoje em dia é aceita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *