Queda de cabelos

Queda de cabelos

 

Desesperada? Seu cabelo está caindo muito mais do que o normal? Você pode estar com um tipo de alopecia chamado Eflúvio telógeno. Saiba o que é, suas causas e como tratar.

Eflúvio telógeno ocorre quando os cabelos e ou pelos do corpo caem exageradamente, geralmente após 4-6 meses de algum estímulo que faz com que ocorra um desequilíbrio no ciclo folicular, no qual os pelos, na fase de crescimento (chamada anágena), passam, rapidamente, para a fase de repouso ou queda (chamada telógena).

Diversas são as causas que podem ser responsáveis pelo eflúvio telógeno: pós-parto, deficiências nutricionais, anemias, uso de determinados medicamentos, doenças sistêmicas, febre, emagrecimentos exagerados, estresse, após procedimentos cirúrgicos, entre outras.

O exame clínico por um médico especialista é fundamental para o diagnóstico. Uma boa história clínica detalhada mostrará a principal queixa do paciente: o aumento da queda ao lavar e escovar os cabelos.

No exame clínico inicial observa-se que ao mínimo esforço vários fios são facilmente destacados do couro cabeludo.

A solicitação de exames laboratoriais pode fazer parte da investigação das possíveis causas. Um exame auxiliar que pode ser realizado é o tricograma, que é um exame de extração forçada de alguns fios com posterior análise microscópica. Este mostrará uma quantidade aumentada dos fios telógenos.

Outro exame que também pode ser solicitado é a dermatoscopia, que  não é específica, destacando-se apenas a diminuição da densidade capilar.

O eflúvio telógeno pode ser agudo com duração em média de 2-6 meses, apresentando frequentemente resolução espontânea sem a necessidade de um tratamento específico.

Quando a duração é maior do que 6 meses, trata-se de um eflúvio telogeno crônico e nestes casos, o tratamento poderá ser necessário.

Tratamento

  • Medicamentos eletivos para as causas citadas quando presentes.
  • Avaliar a dieta, de preferencia rica em proteínas, minerais e vitaminas.
  • Ajuda no controle do estresse

De qualquer forma, após afastada, e na medida do possível, controlada a causa, o processo se normaliza cerca de 2 a 3 meses depois e existe uma recuperação total dos cabelos.

Procure sempre a ajuda de um dermatologista se você apresentar queixa de queda de cabelos. Evite a auto medicação.

2 Comentários

  1. Ivanildo disse:

    Oi boa tarde aonde fica essa Clínica ??
    E vc injetar o próprio sangue no couro cabeludo o (PRP)

  2. Augusto de Sousa Teixeira disse:

    Olá, boa tarde !

    Primeiramente gostaria de saber como funciona o tratamento, sou o Augusto e tenho 24 anos, meus fios de cabelo são finos e estão caindo, minhas entradas ainda estão de maneira inicial, não sei se é calvície ou outra patologia, mas acredito que o processo possa ser revertido.

    Desde já agradecido !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *