A Pele, Estrutura e Funções

A Pele, Estrutura e Funções

“A pele é o maior órgão do corpo humano”. É vital a nossa saúde e bem-estar. Ela corresponde a 15% do nosso peso corporal. Tem como principal função atuar como linha de defesa do organismo contra bactérias, fungos e vírus. A pele saudável mantém a hidratação e ajuda a manter a temperatura corporal.

A pele é constituída por três camadas: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária e a hipodeme, (subcutâneo, tecido gorduroso) mais profunda.

A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, dos micro-organismos e da perda de líquidos.  Ela é formada por cinco sub-camadas e células chamadas queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção a superfície da pele,  amadurecendo e experimentando uma série de mudanças.  Este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), faz com que cada uma das sub-camadas seja distinta.

  1. Camada basal: A camada mais interna, onde os queratinócitos são formados.
  2. Camada espinhosa: Os queratinócitos produzem queratina (fibras de proteína) e se tornam fusiformes.
  3. Camada granular: A queratinização começa – as células produzem grânulos duros e à medida que eles empurram para cima, estes grânulos se transformam em queratina e lipídios epidérmicos.
  4. Camada lúcida: As células são bem comprimidas, aplainadas e não se distinguem umas das outras.
  5. Camada córnea: A camada mais externa da epiderme, com uma média de 20 sub-camadas de células mortas aplainadas dependendo de onde seja a pele do corpo. Estas células mortas se desprendem regularmente num processo conhecido por descamação.  A camada córnea também abriga os poros das glândulas sudoríparas (suor) e as aberturas das glândulas sebáceas (sebo).

A derme é composta basicamente por colágeno, vasos sanguíneos e nervos. Com isso, atua regulando a temperatura corporal, é responsável pelas sensações cutâneas e protege contra agressões.

Os principais componentes estruturais da derme são: colágeno e elastina, tecidos conjuntivos, que dão força e flexibilidade e são os componentes vitais para a saúde e a juventude da pele. Estas fibras estão impregnadas de uma substância tipo gel (contendo ácido hialurônico), que tem alta capacidade de fixar a água e contribuir para manter o volume da pele.

O estilo de vida e fatores externos tais como o sol e mudanças de temperatura têm um impacto nos níveis de colágeno e elastina e na estrutura da substância adjacente. À medida que envelhecemos, nossa produção natural de colágeno e elastina declina e diminui a capacidade da pele para fixar água.  A pele parece menos tonificada  e aparecem as rugas.

O tecido subcutâneo apresenta um papel de reserva calórica, isolante térmico e absorve choques externos. Ele modela o corpo e permite a mobilidade da pele em relação as estruturas adjacentes.

A pele saudável e sem problemas possui uma cor uniforme, a textura é lisa, bem hidratada e adequadamente sensível ao toque, pressão e temperatura.  Quando a barreira natural da pele é alterada, sua função protetora e aparência saudável ficam comprometidas. Ela perde umidade, elasticidade e pode ficar seca, áspera, com rachaduras e/ou flácida. Ela torna-se cada vez mais sensível a influências externas (tais como sol e mudanças térmicas) e fica particularmente propensa às infecções.

Procure o seu dermatologista para manter a sua pele sempre saudável e jovem.

Fonte: Segredos em dermatologia (Fitzpatrick), Dermatologia (Azulay), Eucerin, SBD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *