Fatores que favorecem o envelhecimento da pele

Fatores que favorecem o envelhecimento da pele

Quais são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo?

1. SOL.

É o grande vilão. Responsável pelo envelhecimento porque estimula a destruição do colágeno, proteína responsável pela sustentação e elasticidade da pele, cabelos e unhas.

2. GENÉTICA.

A fabricação de colágeno e a tendência ao envelhecimento das células contem um fator hereditário. Mães mais favorecidas pela natureza geram filhos menos enrugados.

3. CIGARRO.

Contém milhares de substâncias tóxicas que aumentam os radicais livres. Fumantes têm mais rugas na pele e ao redor da boca. A pele adquire um tom mais amarelado e sua textura é mais espessa.

4. FALTA DE HIDRATAÇÃO.

A pele seca fica enrugada mais rapidamente. Recomenda-se a hidratação corporal com cremes e loções próprias para o seu tipo de pele. A ingestão correta de água também auxilia e muito na hidratação corporal. Beber os recomendados 2 litros de água diários literalmente lava seu corpo por dentro.

5. ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA.

O ideal é balancear a dieta. Vegetarianos, por exemplo, podem apresentar falta de proteínas e colágeno. Por outro lado, carne vermelha em excesso, gorduras e frituras podem piorar a qualidade da pele.

6. ESTRESSE.

Causa alterações na circulação sanguínea e, ao produzir adrenalina durante as crises, favorece o fechamento dos vasos, comprometendo o processo de rejuvenescimento celular.

7. FALTA DE SONO.

Dormir é um ato restaurador, que causa bem estar, libera endorfinas, e garante menos estresse e menor liberação de radicais livres.

8. POLUIÇÃO.

O ar poluído pode obstruir os poros e é cheio de toxinas, que contaminam as células. Para a pele é o mesmo que ser fumante passivo.

E aí, você anda fazendo tudo certinho para preservar a saúde e juventude da sua pele?
Procure um médico dermatologista, ele é o especialista para ajudá-lo com os cuidados com a sua pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *